Capal diversifica e impulsiona café, suínos e gado na Expoleite 2025

Compartilhe:

A Expoleite chegou este ano à 51ª edição tendo como principal atrativo a pecuária de leite e demonstrando estar atenta a outras atividades do agronegócio.  A feira foi realizada nos dias 3 a 5 deste mês, em Arapoti, no Paraná. Anualmente, a Capal Cooperativa Agroindustrial promove a exposição de gado da raça Holandesa, que é referência em qualidade genética. Além de evidenciar a robustez dos animais, o desfile na pista mostra o empenho de pequenos, médios e grandes produtores na criação de gado leiteiro. A competência dos pecuaristas cooperados ajudou a solidificar a região dos Campos Gerais do Paraná como a principal bacia leiteira do país. Em 2024, por exemplo, a cooperativa comercializou 155,7 milhões de litros de leite.

A organização observa a necessidade de expandir as iniciativas da feira também para o mercado agrícola, vide os bons resultados colhidos no campo. “Começamos com a exposição do gado de leite e, aos poucos, fomos incluindo na programação da Expoleite outras frentes de atuação da cooperativa. Hoje a feira também está voltada para explorar outros mercados e culturas, desde cereais, cultivares de inverno até café, suínos e pecuária de corte, entre outras atividades rurais”, afirma Valquíria Demarchi, Diretora Industrial da Capal.

Café – A segunda edição do Encontro de Cafeicultores reuniu diversos produtores de café no estande da Capal. Na ocasião, foi apresentada uma palestra sobre o histórico da produtividade do café no Brasil registrada nos últimos anos, como cada tipo de grão (robusta e arábica) reagiu aos fatores externos e as expectativas sobre a incidência do clima na próxima safra.

Após o painel, uma rodada técnica concentrou profissionais à frente do negócio café na Capal. Os cafeicultores aproveitaram a ocasião para fazer comentários e tirar dúvidas sobre o mercado e iniciativas da cooperativa.

Mais de 1 milhão de sacas de café foram comercializadas em 2024 pela Capal, incluindo a exportação para países da Ásia e Europa, além do Canadá e Estados Unidos. No ano passado, a Capal, em parceria com as cooperativas Sicredi e Sicoob, assinou o Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) que vai injetar R$ 39 milhões no fortalecimento da cafeicultura regional.

A Expoleite 2025 inaugurou uma área demonstrativa com a plantação de cinco cultivares de inverno com perfil forrageiro: ⁠cevada, ⁠trigo, aveia branca, ⁠aveia preta e ⁠triticale. No local, a equipe técnica da Capal compartilha dados e informações atualizadas em formato de palestras, para apresentar aos visitantes as principais variedades e práticas do manejo.

Além de conhecer as cultivares, os visitantes também são convidados a refletir sobre boas práticas para otimização de resultados, dentro do contexto do Programa de Precisão na Agricultura (PPA), desenvolvido pela Cooperativa.

Prêmio Leite de Qualidade – No Prêmio Leite de Qualidade, 36 cooperados da Capal, dos estados do Paraná e São Paulo, foram reconhecidos pelos melhores níveis de qualidade do leite em suas propriedades no último ano (julho de 2024 a junho de 2025). A premiação é composta por sete categorias, divididas pelo conteúdo diário do produto, com coroação do primeiro ao terceiro lugar.

No Paraná, os vencedores em cada categoria foram os pecuaristas Eudimir Copetti (250 a 750 l/dia); Eudinele Copetti (751 a 2.000 l/dia); Gerson Luiz Zych (2.001 a 4.000 l/dia); Elsbeth Cornelia Verburg (4.001 a 6.000l/dia); Korstiaan Bronkhorst (6.001 a 10.000l/dia); Marinus Teunis Hagen Filho (10.001 a 15.000l/dia); e Fernanda Krieger Bacelar Pereira (acima de 15.001 l/dia).

Em São Paulo, os produtores que mereceram o primeiro lugar foram Camila Zapater dos Santos (250 a 500 l/dia); Maurilei Antonio de Meira Ynoue (501 a 750 l/dia); Luiz Miguel Segala (751 a 1000 l/dia); Rogério Cristiano Hermenegildo (1.001 a 2.000 l/dia); e Maria Elza Ishizuka (2.001 l/dia).

Os dados avaliados pelo prêmio são levantados pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) e os critérios de análise são os contaminantes do leite e os principais indicadores de qualidade sanitária, considerando os índices de CCS (Contagem de Células Somáticas) e CPP (Contagem Padrão em Placa).

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial – Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.

plugins premium WordPress