Jornada de Presidentes do Sistema OCB tem agenda intensa nos EUA

Compartilhe:

A Jornada dos Presidentes do Sistema OCB teve início nesta segunda-feira (23/6), em Washington (EUA), com uma programação intensa e estratégica voltada ao fortalecimento da atuação internacional do cooperativismo brasileiro. A comitiva, liderada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, visitou importantes instituições e participou de debates de alto nível sobre geopolítica, desenvolvimento e relações bilaterais.

Logo pela manhã, os representantes do cooperativismo brasileiro foram recebidos na Embaixada do Brasil em Washington, onde deram início à agenda oficial da etapa internacional da Jornada. Na ocasião, o grupo teve a oportunidade de discutir os principais desafios e oportunidades para o Brasil no atual cenário global, com ênfase no papel do cooperativismo como agente de desenvolvimento sustentável e inclusão econômica.

“A visita à embaixada representa, simbolicamente, a abertura institucional da nossa jornada. Estamos aqui para construir pontes e ampliar a presença do cooperativismo brasileiro no debate internacional. Nosso movimento tem muito a contribuir com os desafios globais, como segurança alimentar, energia limpa e inclusão produtiva”, destacou Márcio Lopes de Freitas.

Na parte da tarde, a delegação seguiu para a sede da Eurasia Group, consultoria referência em análise de risco político global. Em um workshop exclusivo, os presidentes das Organizações Estaduais (OCEs) foram provocados a refletir sobre o contexto geopolítico atual e como ele impacta o ambiente de negócios e as estratégias institucionais. Em seguida, o grupo participou de um encontro no Atlantic Council, um dos principais think tanks (grupos de reflexão) dos Estados Unidos, que promove discussões sobre política externa, economia global e segurança internacional.

Para o presidente, a programação desta segunda-feira reforçou o compromisso do Sistema OCB com a qualificação das lideranças cooperativistas e com a construção de uma visão estratégica para o futuro. “Estamos promovendo uma verdadeira imersão em temas centrais da agenda global. Esta jornada nos permite entender melhor o papel do Brasil no mundo e como o cooperativismo pode estar mais presente nos fóruns internacionais de decisão”, afirmou.

A Jornada dos Presidentes segue até o dia 29 de junho e incluirá visitas ao Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), American University, Nações Unidas e à Associação Nacional de Empreendimentos Cooperativistas (NCBA). O economista e diplomata Marcos Troyjo acompanha a comitiva ao longo de toda a programação, contribuindo com análises e reflexões estratégicas e também o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Acesso a mercados – O segundo dia da Jornada dos Presidentes do Sistema OCB, nesta terça-feira (24/06), em Washington, deu continuidade à intensa programação internacional da comitiva brasileira, com foco em temas econômicos, inovação e articulação institucional. A delegação visitou o US-Brazil Business Council e participou de um workshop com especialistas em política global e tendências de mercado.

Pela manhã, o grupo foi recebido no US-Brazil Business Council, braço da Câmara de Comércio dos Estados Unidos voltado à promoção das relações bilaterais com o Brasil. No encontro, os representantes do cooperativismo brasileiro discutiram temas estratégicos como acesso a mercados, segurança regulatória, tarifas econômicas e o papel das cooperativas na economia internacional.

“A visita ao Business Council foi uma oportunidade valiosa para mostrar que o cooperativismo está preparado para contribuir com uma agenda econômica moderna, inclusiva e sustentável. Queremos mais do que abrir mercados: queremos construir pontes duradouras entre os países e os povos”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

À tarde, a delegação participou de um workshop exclusivo com Oliver Stuenkel, especialista em risco geopolítico para lideranças empresariais e equipes de multinacionais, e Otaviano Canuto, economista, que abordaram temas como reconfiguração geopolítica e tendências econômicas globais. O encontro promoveu uma imersão em temas estratégicos para o posicionamento internacional das cooperativas brasileiras.

“A Jornada reforça o papel estratégico das cooperativas brasileiras no cenário global. Estar presente em espaços de diálogo internacional como este é fundamental para ampliar o protagonismo do setor e alinhar nossas ações às transformações econômicas e geopolíticas em curso”, destacou André Pacelli, secretário-geral da diretoria da OCB.

plugins premium WordPress