ABCS faz 70 anos e se encontra com o futuro da suinocultura

Compartilhe:

70 anos atrás, em um pequeno município do interior do Rio Grande do Sul, nascia um compromisso com o desenvolvimento da suinocultura brasileira. No dia 13 de novembro de 1955, 59 pioneiros entre criadores, técnicos, industriais e representantes do setor público se reuniram em Estrela (RS) para dar início à trajetória da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). Agora, sete décadas depois, é com orgulho que a ABCS retorna ao seu berço para comemorar esse marco histórico durante o Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS) 2025, em solo gaúcho. Um reencontro simbólico com as origens da associação, em um evento que é um verdadeiro palco de ideias, avanços e conexões para o setor.

Razões para celebrar
São muitas as razões para celebrar. A ABCS trilhou uma jornada marcada por transformações, lutas e conquistas que moldaram a suinocultura brasileira moderna. Desde o incentivo ao porco tipo carne nos anos 50, rompendo com o modelo do porco tipo banha, até a estruturação de políticas públicas, campanhas de consumo, ações de fortalecimento da cadeia produtiva, e o marco n consumo per capita de carne suína, que já ultrapassa 19kg, a entidade junto de seus parceiros, sempre foi protagonista na construção de uma suinocultura mais técnica, sustentável e valorizada.

Em suas sete décadas, a ABCS:

  • Contribuiu para o fortalecimento de associações estaduais por todo o Brasil;
  • Liderou campanhas de valorização da carne suína e de educação sanitária;
  • Através de campanhas de marketing, educação e incentivo ao consumo junto ao varejo e consumidores, alcançou o marco de 19,52 kg de carne suína per capita no Brasil;
  • Atuou firmemente na representação política dos interesses dos produtores;
  • Manteve-se ativa na formação técnica, organizando e participando de eventos em todos os cantos do país;
  • E foi pioneira na defesa da qualidade genética, bem-estar animal e segurança alimentar, sempre antecipando tendências e desafios do setor.

Não há lugar melhor para viver esse momento do que o SNDS. “O seminário é um dos mais importantes fóruns de debate, inovação e mobilização da suinocultura brasileira. E em 2025, será palco dessa comemoração histórica, um tributo à resiliência dos suinocultores, à força das nossas parcerias institucionais e ao espírito coletivo que move o setor”, explica o presidente da Associação, Marcelo Lopes.

Programação
A programação do SNDS inclui palestrantes como Charlie Arnot, especialista global em reputação e confiança no agro, que estará pela primeira vez no Brasil trazendo uma visão inovadora sobre comunicação com o consumidor. Daniel Boer, profissional com trajetória internacional no agronegócio, que vai tratar das oportunidades no foodservice para a carne suína. Romeu Belloni, executivo com ampla experiência global em supply chain, que falará sobre competitividade e inovação. Arthur Igreja, um dos palestrantes mais requisitados do país, que abordará temas como inteligência artificial, transformação digital e liderança no novo agro global e Marcos Jank, com uma análise aprofundada sobre geopolítica e seus impactos no agronegócio.

Comemore este momento conosco nos dias 3, 4 e 5 de setembro! As inscrições para o Seminário podem ser feitas aqui: https://inscricao.snds.com.br/2025

plugins premium WordPress