Já está disponível no mercado brasileiro o primeiro produto para atender às necessidades nutricionais de todas as categorias de equinos de alta performance, inclusive dos cavalos com Síndrome Metabólica Equina (SME): a ração Guabitech L-Carb, da Guabi Nutrição e Saúde Animal — única do país a incluir em sua composição o complexo de aminoácidos L-carnitina. A SME é uma condição endócrina que afeta a capacidade de regular os níveis de insulina no sangue, caracterizada por obesidade, resistência à insulina e laminite (doença nos cascos).
“A SME é um dos grandes desafios da equinocultura moderna. Vem sendo cada vez mais diagnosticada nos últimos anos e sofre influência tanto da genética quanto do manejo e da dieta dos cavalos. Por isso, a Guabi, reconhecida como uma empresa inovadora, mais uma vez é pioneira ao oferecer uma solução com nutrientes que suprem a necessidade dos cavalos de alto rendimento com segurança”, explica o zootecnista Sigismundo Fassbender, gerente de produtos de equinos da Guabi.

Fruto de seis anos de pesquisas e desenvolvimento, que envolveram mais de 200 cavalos, a Guabitech L-Carb auxilia na prevenção da ocorrência de doenças metabólicas. A nova ração foi formulada pelos especialistas do departamento técnico de equinos da Guabi com alta concentração de fibra digestível, óleo, L-carnitina, cromo orgânico e simbióticos (relação entre probióticos que ajuda na saúde e bem-estar da microbiota). O L-Carb é indicado para animais com SME ou com tendência para essa patologia. “O diagnóstico de SME é feito por médicos-veterinários a partir da avaliação física de escore corporal, acúmulo de gordura no pescoço e linhas no casco, além de exames de sangue (dos níveis de glicose e insulina)”, detalha o especialista.
A Guabitech L-Carb oferece: baixo teor de amido para controlar os níveis de açúcar no sangue; fibra de alta qualidade para uma digestão saudável; 100% de extrusão para garantir alta digestibilidade e absorção; altos níveis de extrato etéreo que contribuem para a saúde geral; e adição de L-Carnitina para melhorar a eficiência energética e reduzir a gordura corporal. Os cavalos que incorporam a nova ração da Guabi em sua alimentação obtêm menores picos glicêmicos e de insulina, redução do risco de laminite, controle do peso corporal, aumento da energia e vitalidade, e ainda benefícios à saúde do animal.
Benefícios – “Nos últimos anos, têm sido propostas modificações nos sistemas de alimentação dos equinos, principalmente dos cavalos atletas, que demandam maior incremento calórico nas dietas. Isso torna essencial o uso de fibra digestível e óleos nos concentrados para garantir a alta performance, mantendo a saúde gastrointestinal e o bem-estar destes animais”, destaca o zootecnista. Ele explica que a Guabitech L-Carb apresenta uma redução da quantidade de carboidratos solúveis, acompanhados da maior inclusão de fibras e óleo, o que diminui os picos de glicose e insulina no sangue.
Os óleos incorporados à dieta reduzem o tempo de passagem dos carboidratos solúveis para o intestino grosso, favorecendo a microbiota e mantendo a entrega de energia equilibrada. “Dietas ricas em forragens digestíveis promovem a recuperação dos padrões naturais de digestão e de produção de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12, que é produzida exclusivamente pela microbiota intestinal e é essencial para a formação das hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo”, observa Fassbender.
Além disso, o gerente da Guabi enfatiza que a inclusão da L-carnitina promove melhora no metabolismo das gorduras e o cromo orgânico aumenta a sensibilidade à insulina, auxiliando a suprir os nutrientes necessários para animais com SME. “Até então, era comum diminuir a ração ou tratar a síndrome com outros produtos. Só que os cavalos engordam muito com ração convencional, alguns ganham peso e aumentam a circunferência do pescoço, o que aumenta a chance de desenvolver a Síndrome Metabólica Equina”, comenta.
Resultados após o uso da Guabitech L-Carb em cavalos indicaram aumento da produção da vitamina B12, indicativo de imunidade, e redução de interleucinas, o que minimiza processos inflamatórios. A inovação nutricional da Guabi foi lançada no Encontro Brasileiro de Reprodução Equina (ENBREQUI), em maio deste ano, e o resumo do trabalho sobre o produto realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por Fassbender foi apresentado na XXV Conferência Anual ABRAVEQ (Associação Brasileira dos Médicos-Veterinários de Equídeos), em Gramado (RS), entre 3 e 5 de julho. No site da Guabi (guabi.com.br) é possível acessar todos os artigos sobre os estudos científicos que embasaram a formulação do L-Carb.