Projeto Batalha do Cerrado vence a categoria ‘Desenvolvimento Profissional’ em premiação das iniciativas mais inovadoras na área de recursos humanos no Brasil.
O Grupo Sinagro, uma das maiores plataformas de distribuição de insumos agrícolas e pecuários do cerrado brasileiro, venceu a categoria ‘Desenvolvimento Profissional’ com o projeto Batalha do Cerrado na segunda edição do Think Work Flash Innovations, em São Paulo. A premiação aconteceu nesta terça (15/08) e reconheceu iniciativas inovadoras na área de recursos humanos no Brasil.
Mais de 400 projetos inovadores em gestão de pessoas, organizados em 12 categorias, se inscreveram na premiação, sendo que apenas três empresas foram selecionadas – em cada categoria – para a fase final. Camilla Rodovalho, gerente de DHO, e Alisson Gratão, diretor de RH, representaram a empresa na cerimônia de premiação.
“Tivemos um aumento significativo da ativação de clientes e na venda de um produto premium do portfólio. Aumentamos o entendimento e cumprimento de diversos processos propostos e ainda conseguimos obter informações relevantes para nosso negócio. Além disso, todos tiveram a oportunidade de enviar uma mensagem direta ao CEO, que recebeu os feedbacks e tratou pessoalmente de todos, respondendo inclusive a cada um diretamente”, comentou Gratão.
A iniciativa ajudou a companhia, que possui 1.350 colaboradores, a alinhar os processos, convergindo esforços de todo o time no que era mais importante para cada momento. “Quando todos ‘remam’ para uma mesma direção, certamente alcançamos o objetivo com mais facilidade. Os resultados alcançados superaram as expectativas”, completa o especialista.
Projeto vencedor – A Batalha do Cerrado foi uma competição (em um aplicativo no formato de gaming) entre equipes comerciais do Grupo Sinagro para identificar as melhores práticas e conhecimentos do time da empresa. Todos os consultores de vendas participaram da disputa, que começou em agosto de 2022 e terminou em de janeiro deste ano.
Uma nova fase era aberta por mês, com missões que geravam pontos ao jogador, de acordo com seu desempenho. Ao final de cada etapa, ou seja, a cada mês havia uma gratificação conforme as posições no ranking de pontos. Ao final do jogo, os pontos dos jogadores foram somados, e os melhores garantiram um prêmio.
“O projeto foi desenvolvido para amenizar o efeito do crescimento acelerado do nosso negócio, que trouxe uma série de desafios. Os consultores de venda tinham três objetivos claros em cada etapa, que eram: alinhar, desenvolver e diagnosticar. Obtivemos mais de 80% de engajamento, fornecendo subsídios para que a empresa direcionasse esforços naquilo que era prioritário para nossas equipes”, avaliou o diretor.
Retorno positivo e próximos passos – O jogo foi desenvolvido com foco na padronização de processos. Já no primeiro mês, o RH notou que o potencial ia bem mais longe e começou a trazer assuntos relacionados à estratégia de vendas, metas, parcerias com fornecedores, diagnósticos, treinamentos de produtos. Isso gerou uma outra dificuldade, a de criar conteúdo.
“Planejamento e apoio interno das áreas relacionadas são a chave do sucesso. Dificilmente a área de RH conseguirá criar sozinha as missões e desafios, principalmente se deixar este processo criativo para a véspera do lançamento semanal das etapas. Reuniões de alinhamento e criação de conteúdo devem ter regularidade, bem como disciplina metodológica. Além disso, encontrar um parceiro que apresente uma plataforma estável e flexível também é fundamental para que o projeto não tenha imprevistos indesejados”, afirma Gratão.
A competitividade despertou o interesse dos colaboradores, que usaram o game como ferramenta para ‘melhorar’ seus resultados quando comparados com outras lojas (ou equipes). 79% dos usuários disseram que o game teve grande contribuição para suas atividades diárias, e ao final obtivemos um NPS (Net Promoter Score) de 73%, segundo pesquisa realizada na reta final da ‘Batalha do Cerrado’.
“Já estamos construindo a próxima Batalha. É bem provável que iniciemos em setembro, com duração de quatro meses. Pretendemos, desta vez, direcionar as missões e desafios ao projeto de centralidade no cliente, que será lançado em agosto. Acreditamos que esta será a principal ferramenta para alinhar, treinar e diagnosticar o que for necessário para aperfeiçoar o desenvolvimento desta competência organizacional”, finalizou o diretor.
Sobre o Grupo Sinagro – O Grupo Sinagro é uma das maiores plataformas de distribuição de insumos agrícolas e pecuária do cerrado brasileiro. Referência no agronegócio do país, a empresa está presente em dez estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Rondônia, com previsão de superar 70 lojas no país até o final de 2023.