A busca por mais eficiência e sustentabilidade na manutenção de equipamentos será um dos focos da Fenasucro & Agrocana 2025, principal feira do país do setor de bioenergia. Entre as tecnologias voltadas ao agronegócio, ganham espaço soluções que evitam paradas inesperadas, prolongam a vida útil de máquinas e estruturas e ajudam a reduzir custos operacionais — principalmente durante a entressafra.
Entre os expositores, a empresa Quimatic apresentará alternativas de reparo e proteção já utilizadas em usinas sucroenergéticas, que agora se estendem também à rotina no campo, com soluções voltadas à manutenção preventiva e corretiva de tratores, colhedoras, tubulações e superfícies metálicas em geral.
Destaque para o uso de resinas epóxi aplicadas a frio, que têm sido empregadas no reparo de componentes metálicos desgastados — como eixos, mancais e rotores — diretamente no local, sem necessidade de desmontagem ou envio a oficinas. Essas soluções da linha Plasteel evitam o descarte precoce de peças e podem reduzir em até 90% os custos em comparação à troca por novos equipamentos.
Além da alta resistência mecânica e química, as resinas não contêm compostos orgânicos voláteis (VOCs), permitindo o uso em ambientes com exigência ambiental e de segurança. Outro ponto sensível para produtores é o armazenamento de máquinas agrícolas durante a entressafra. Para evitar a corrosão e manter o bom estado de conservação, vêm ganhando espaço os protetivos com películas ecológicas, que dispensam a remoção na retomada do uso.
Na linha de protetivos Agro da Quimatic, há uma opção que forma película semissecativa e brilhante, mantendo as máquinas com aspecto de novas, e outra com acabamento ceroso, oferecendo maior resistência à chuva e ao sol, além de repelência comprovada a roedores. Ambos são isentos de componentes agressivos ao meio ambiente e não precisam ser removidos quando as máquinas voltam ao campo.
Reparos emergenciais em tubulações – Também voltada à manutenção emergencial em campo ou na indústria, uma das soluções que chamarão atenção na feira é a bandagem Taperepair, que efetua em poucos minutos a contenção de vazamentos em tubulações. O material pode ser aplicado sobre superfícies úmidas ou irregulares, com cura funcional em aproximadamente 30 minutos, sendo útil em reparos temporários ou permanentes em locais de difícil acesso. A tecnologia é compatível com materiais como aço, PVC, concreto, cobre, entre outros.
A manutenção no segmento Agro vem evoluindo para um modelo cada vez mais inteligente, preventivo e com menor impacto ambiental. A Fenasucro & Agrocana 2025 acontece de 12 a 15 de agosto, em Sertãozinho (SP). As tecnologias mencionadas estarão no estande B55, com demonstrações práticas e orientações técnicas.
Serviço:
- Fenasucro & Agrocana 2025
- De 12 a 15 de agosto, terça a sexta, das 14h às 20h
- Centro de Eventos Zanini – Marginal João Olézio Marques, 3.563 – Sertãozinho/SP
- Estande da Quimatic: B55